terça-feira, 3 de novembro de 2015



Crítica sobre o Livro After - Anna Todd

    [Resenha] Conta a história de uma menina (Tessa) completamente inexperiente em todos os sentidos da vida e que seguia rigorosamente todo o roteiro que sua mãe lhe impunha desde que seu pai as abandonou. Assim que entra na faculdade, conhece sua colega de quarto a Step e seu grupo de amigos que são completamente o oposto. Logo de inicio se apaixona pelo misterioso, grosseiro e bonito Hardin. Eles não se dão bem desde o primeiro contato, mas aos poucos descobrem que essas diferenças só o atraem mais.

     Antes de comprar vi vários comentários e vídeos de pessoas que adoraram e afirmavam ser um dos melhores livros que leram. Tinha um pressentimento de que iria me arrepender e mesmo assim o comprei. E minhas suspeitas só se confirmaram.  Fiquei chocada com a quantidade de elogio ao livro e personagens porque a história é completamente clichê como "50 Tons de Cinza" ou "Crepúsculo".  

     O que mais me irrita é sobre as pessoas romantizarem o relacionamento conturbado que eles tinham, que mais parecia uma roda gigantes com seus altos e baixos. Das pessoas não criticarem essa absurda dependência que os dois tinham um pelo outro como se fosse saudável.  Não enxergarem o quanto a autora tenta explorar essa ideia de que a mulher com muita persistência e amor consegue melhorar um homem.

     Torcem para que os dois fiquem juntos mesmo sendo a melhor opção para Tessa tira-lo completamente da sua vida. Porque mesmo com todas as coisas boas e mudanças de comportamento que ele provoca não valem a pena pela a inconstância, grosseira e o tanto que ela chora no livro inteiro.  Não por ser sentimental ou fraca mas porque tem alguém abusando, manipulando, brincando e sendo inconstante com suas emoções e a melhor saída é chorar.

    O que muita gente não comenta é que apesar de parecer o mocinho da história que só tem problemas por causa da infância conturbada e dificuldade de envolvimento, Hardin é completamente carente, controlador, calculista, ciumento, mimado e manipulador. Defeitos suavizados sempre pela autora para parecerem mais fofos e bonitos do que realmente são. 

     Anna Todd poderia ter facilmente economizado 150 páginas excluindo metade do: "Eu te amo", "Covinhas dos rosto dele", "Você me machuca muito Hardin" ou "Estou indo embora". Situações repetitivas para enfatizar o drama entre o casal ou a personalidade de cada um, mesmo já sendo bem claro.

     Acho que a autora sabe muito bem usar os artifícios de suspense, deixando um rastro de interrogações e pistas para resolve-lo por todo o livro, mas mesmo assim a história é chata e clichê. Não tenho a menor intenção de ler a continuação, mesmo tendo um monte de dúvidas que só serão explicadas no outro livro (talvez né). 

Um comentário:

  1. Olá, tudo bem?
    Esse livro sempre me chamou atenção e fiquei curiosa para ler.
    Mesmo sem ainda ter lido, concordo com você a respeito do conceito da autora de relacionamento saudável.
    Parabéns pela resenha e pelo blog que já estou seguindo.

    Beijão
    Leitora Cretina ♡

    ResponderExcluir